segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Hmmm... Sopa de batata doce com patata palha e alho poró frito.

Ingredientes:

Sopa de batata-doce
3 batatas-doces grandes cortadas em pedaços grossos
3 alhos-porós picados grosseiramente
Uma pitada de sal marinho e pimenta-do-reino fresca moída
Uma colherada de manteiga
6 xícaras de caldo de frango
1 pedaço grande de gengibre fresco (aproximadamente 1 colher de sopa, sem casca e ralado)
2 xícaras de água

Batata palito e alho-poró frito
2 batatas grandes
Alho-poró cortado em tiras finas de 8 cm
Uma pitada de fécula de batata
Óleo de canola para fritura
Uma pitada de sal

Outras receitas do episódio:
Risoto de batata com linguiças de cordeiro salteadas

Pudim de frutas vermelhas

Modo de preparo:

Sopa de batata-doce
Descasque as batatas-doces e corte em quatro pedaços. Lave bem os alhos-porós, retirando qualquer camada externa danificada, bem como as pontas brancas com fiapos das extremidades e corte em fatias de 2,5 cm (reserve um pedaço de 8 cm para ser frito posteriormente e servido como guarnição).

Coloque os alhos-porós para amaciar em uma panela grande com uma colherada de manteiga. Não deixe dourar. Adicione 6 xícaras de caldo de frango ou água. Acrescente as batatas-doces e ferva. Diminua o fogo para temperatura média e ferva até que as batatas-doces estejam completamente cozidas – um pouco mais macias do que o ponto de cozimento. Com um mixer, amasse os ingredientes até ficarem bem misturados.

Adicione o gengibre ralado e verifique a consistência. Se a mistura estiver muito grossa, acrescente um pouco mais de água. Prove e tempere conforme necessário, adicionando mais sal e pimenta. Coloque em uma tigela e guarneça com uma porção crocante de batata palito e alho-poró frito.

Batata palito e alho-poró frito
Descasque e corte as batatas em tiras muito finas. Lave-as em água fria em uma peneira para retirar a goma em excesso. Deixe secar bem. Seque com tapinhas. Em uma frigideira grande a 180°C, frite as batatas por 3 – 5 minutos, submersas no óleo de canola, até ficarem bem douradas. Seque em papel toalha. Espalhe logo em seguida uma pitada de sal e pimenta.

Corte o alho-poró em tiras bem finas similares às da batata. Em uma vasilha pequena, coloque o alho-poró e polvilhe levemente 2 colheres de sopa de fécula de batata sobre as tiras para evitar que queimem. Frite as tiras de alho-poró de 8 cm no mesmo óleo até ficarem douradas – cerca de 1 minuto. Adicione à vasilha de batata palito. Misture bem. Guarneça com uma pequena porção sobre a sopa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário